Sonhe . Invista . Viva

Como deixar o apartamento mais seguro para crianças

Como deixar o apartamento mais seguro para crianças

Como deixar o apartamento mais seguro para crianças
Imagem de Freepik

Quando o assunto são as crianças, todo cuidado é bem-vindo, afinal, mesmo pequenas desatenções podem representar um grande risco. Apesar disso, o cuidado não deve ser um motivo para impedi-los de explorar o ambiente em que vivem, basta oferecê-los condições de fazer isso com segurança. Por isso, reunimos dicas para tornar o apartamento um lugar seguro para as descobertas dos pequenos. 

1. Instale telas de proteção

O primeiro passo para as famílias com crianças que vivem em apartamentos é instalar telas de proteção nas janelas e sacadas. Isso porque os pequenos adoram admirar a paisagem através da janela e não há por que proibir que tenham contato com o mundo exterior, uma vez que acidentes podem ser evitados com a devida proteção.  

2. Use protetores nas tomadas

Assim que os bebês começam a engatinhar, as tomadas se tornam uma preocupação. Por isso, é importante proteger as tomadas o quanto antes, para evitar que os pequenos coloquem os dedos ou insiram objetos nas tomadas elétricas e acabem tomando choque. É importante escolher um protetor de tomada de boa qualidade, que seja certificado pelos órgãos reguladores de segurança. 

3. Escolha móveis com quinas arredondadas

Quando estão aprendendo a andar e ainda não possuem plena coordenação motora e equilíbrio, os pequenos costumam se apoiar na mobília. Por isso, é importante que a mobília do apartamento tenha quinas arredondadas, porém, caso trocar os móveis não seja uma possibilidade, os protetores de borracha ou silicone são uma boa alternativa. 

Além da atenção às quinas, é importante escolher com cuidado a posição dos móveis. É importante mantê-los encostados à parede sempre que possível, para evitar o deslocamento; e ainda manter os móveis afastados das janelas.

4. Mantenha remédios e produtos de limpeza fora do alcance

Todo lar tem remédios e produtos de limpeza, mas para a segurança das crianças, é importante que esses itens cuja ingestão pode causar um risco à saúde sejam mantidos fora do alcance. Após o uso, armazene-os em lugares antes e em armários preferencialmente fechados. 

5. Tenha atenção redobrada na cozinha

Por fim, redobre a atenção na cozinha. Mantenha as crianças distantes do fogão e de panelas quentes; da botija de gás; de objetos de vidro; objetos cortantes e/ou pontiagudos; de detergente e outros produtos de limpeza. Tudo isso, que faz parte do ambiente da cozinha, representa um risco para os pequenos, portanto, é importante acompanhá-los durante toda a sua permanência nesse ambiente. 

Caso esse post tenha sido útil para você, compartilhe com outros pais. Se você gosta de decoração e se interessa por conteúdos como esse, acompanhe a Quality nas redes sociais

Metais na decoração são uma tendência para 2024
Sonhe . Invista . Viva Imagem:...
Como deixar o apartamento mais seguro para crianças
Sonhe . Invista . Viva Imagem...
Conheça as cores mais usadas em apartamentos
Sonhe . Invista . Viva Imagem:...
Gallery wall: Crie uma galeria de arte no seu apartamento
Sonhe . Invista . Viva Imagem:...

Siga-nos nas nossas redes sociais

Não achou o que procurava

Deixe seu nome e e-mail e receba com antecedência lançamentos de imóveis exclusivos!