Sonhe . Invista . Viva

Dicas para estabelecer uma rotina no período de volta às aulas

Dicas para estabelecer uma rotina no período de volta às aulas


Imagem: Gustavo Fring / Pexels

Você piscou e as aulas estão de volta! Para aqueles que têm crianças em casa, esse período pode ser conturbado. Isso porque ele exige que a família se adapte a uma nova rotina e esteja preparada para os desafios do novo ano letivo, mas isso não precisa ser um bicho de sete cabeças. Pensando nisso, listamos algumas dicas que podem ajudar a estabelecer uma rotina para os pequenos. 

Embora cada família tenha a sua própria dinâmica, na qual se conciliam as responsabilidades e compromissos de cada um dos membros, é importante levar em consideração que as crianças precisam de auxílio para definirem uma rotina adequada às suas necessidades e à realidade do lar. 

1. Defina horários para as atividades

O horário de despertar não é o único que importa. Para que corpo e mente estejam ativos durante as aulas, é preciso definir horários para as refeições; os estudos; as tarefas domésticas, como a organização dos espaços utilizados; e até para o sono, afinal, dormir é fundamental para o aprendizado, uma vez que é durante o sono que o cérebro registra na memória as informações absorvidas ao longo do dia. Criar um quadro com esses horários pode facilitar na compreensão dos pequenos de que existe um tempo reservado para tudo, além de estimular o comportamento colaborativo. 

2. Inclua momentos de descanso e lazer

Outro ponto importante é reservar momentos para lazer e descanso na rotina. O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança em qualquer faixa etária e auxilia na socialização, nas habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Por isso, caso viva em um residencial com brinquedoteca e/ou playground, é interessante utilizar esses espaços coletivos e definir um tempo para que as crianças interajam com outras crianças e gastem energia diariamente. 

3. Limite o tempo de telas

A tecnologia pode ser uma grande aliada no aprendizado, enquanto ferramenta de pesquisa, porém, ela também é uma grande fonte de distrações. Se para um adulto é difícil resistir ao impulso de rolar o feed por horas, imagine quão difícil é essa tarefa para uma criança que se vê diante de uma infinidade de novidades e estímulos a cada minuto on-line. Sabendo disso, é recomendado limitar o tempo de contato com telas durante a rotina e sempre supervisionar o conteúdo que está sendo consumido. 

4. Acompanhe o desempenho

Por fim, mas não menos importante, se faça presente na vida escolar dos seus filhos. Reserve tempo para ajudá-los com as dúvidas, se informe sobre a relação deles com os colegas e professores. Assim, você transmite a segurança de que não estão sozinhos e podem contar com você, seja para compreender um conteúdo ou para buscar soluções para possíveis atritos interpessoais. 

Com essas dicas, ficará mais fácil preparar-se não apenas para essa volta às aulas, como também para as próximas. Pois serão estabelecidos acordos que irão perdurar para além do período letivo e nortearão a dinâmica familiar. Se você se interessa por conteúdos como esse, nos acompanhe no Instagram @qualityconstrutora.

Metais na decoração são uma tendência para 2024
Sonhe . Invista . Viva Imagem:...
Como deixar o apartamento mais seguro para crianças
Sonhe . Invista . Viva Imagem...
Conheça as cores mais usadas em apartamentos
Sonhe . Invista . Viva Imagem:...
Gallery wall: Crie uma galeria de arte no seu apartamento
Sonhe . Invista . Viva Imagem:...

Siga-nos nas nossas redes sociais

Não achou o que procurava

Deixe seu nome e e-mail e receba com antecedência lançamentos de imóveis exclusivos!