Sonhe . Invista . Viva

Como otimizar espaço e embelezar ambientes com móveis planejados

Como otimizar espaço e embelezar ambientes com móveis planejados


Imagem: Freepik

Os móveis planejados são grandes aliados dos proprietários de apartamentos, uma vez que otimizam espaço e possibilitam adaptá-lo às suas necessidades. Outro ponto a favor dos planejados é a estética, pois o projeto de mobília permite que a identidade dos moradores seja refletida na decoração de todos os ambientes, além de promover a sensação de unidade entre os móveis de um mesmo cômodo, sem a necessidade de buscar por móveis avulsos que dialoguem entre si. Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a criar um projeto bonito e funcional.

1. Defina a necessidade do móvel

Em um projeto de mobília, todos os móveis são pensados de forma estratégica. Por isso, antes de mais nada, é preciso fazer um levantamento de quais são as necessidades que o móvel deverá suprir. Algumas das perguntas que devem ser feitas nesta etapa são: O que esse imóvel irá armazenar? Qual o volume desses itens? A quais condições ele será exposto? Por exemplo, caso se trate de uma mobília para o banheiro ou para a cozinha, ela precisará ser resistente à umidade, já se for um móvel que ficará na área externa, deve-se considerar a incidência de sol de forma contínua e a possibilidade de chuva. As respostas para essas questões irão contribuir para a definição das dimensões, personalização das divisões internas e escolha dos materiais dos móveis. 

2. Escolha o estilo

Depois de compreender as necessidades do móvel e definir aspectos como medidas, número de portas, gavetas ou prateleiras, o próximo passo é definir o estilo deles. Afinal, embora a funcionalidade seja o mais importante, a estética não pode ser deixada de lado. Nesse momento, é preciso ter em mente que o mobiliário é parte do todo e, por isso, deve estar de acordo com os demais elementos da decoração. Se você ainda não definiu o estilo de decoração do seu lar ou quer ter a possibilidade de mudá-lo de tempos em tempos, uma boa opção são móveis em cores neutras, como branco, bege, cinza e preto e design minimalista. 

3. Dê atenção aos detalhes

Por último, mas não menos importante, é hora de preocupar-se com os detalhes. Qual será a forma de abertura desses móveis? Eles terão puxadores ou terão abertura e fechamento por toque? É importante escolher um tipo de abertura que seja prático e leve em consideração o espaço onde o móvel será instalado. Para armários mais altos, por exemplo, as portas basculantes são boas opções. Por outro lado, para armários baixos localizados em cômodos estreitos, portas de correr irão contribuir para a otimização de espaço.

Nós esperamos que essas dicas te ajudem a pensar nos móveis planejados do seu apartamento e torná-lo ainda mais bonito e funcional. Se você se interessa por conteúdos de tendências de arquitetura e decoração, nos acompanhe também no Instagram @qualityconstrutora

Caso esse post tenha sido útil para você, compartilhe com amigos e familiares. Se você gosta de decoração e se interessa por conteúdos como esse, acompanhe a Quality nas redes sociais!

Siga-nos nas nossas redes sociais

Não achou o que procurava

Deixe seu nome e e-mail e receba com antecedência lançamentos de imóveis exclusivos!