Sonhe . Invista . Viva

Cooktop: Como escolher entre os modelos elétrico, por indução e a gás?

Cooktop: Como escolher entre os modelos elétrico, por indução e a gás?


Imagem: Freepik

Se você está escolhendo os eletrodomésticos para a sua nova casa ou reformando a sua cozinha, com certeza já ouviu falar no cooktop. Essa alternativa para o fogão convencional consiste, basicamente, em um dispositivo plano que possui apenas as bocas do fogão que geralmente é instalado sobre um móvel planejado e não possui forno integrado. Devido a essas características, o cooktop permite um melhor aproveitamento do espaço e tem sido, cada vez mais, a escolha dos proprietários de apartamentos. Porém, existe ainda uma segunda escolha a ser feita, entre os modelos elétrico, por indução e a gás. Para ajudá-lo a tomar essa decisão, listamos abaixo os prós e contras de cada um deles. 

1. Cooktop elétrico

O cooktop elétrico é uma placa de vidro temperado ou vitrocerâmica. Nesses modelos, o calor responsável por aquecer a panela é proveniente de resistências localizadas embaixo de cada uma das bocas. Uma das vantagens desse modelo é a fácil instalação. Para utilizá-lo, basta ligar o aparelho à tomada. Por outro lado, é preciso estar atento à segurança ao usar o cooktop elétrico. Isso porque, embora não haja fogo visível, a superfície do cooktop esquenta e pode causar queimaduras acidentais. Esse é um ponto que deve ser levado em consideração no momento de escolher qual modelo fará parte da rotina da sua casa. 

2. Cooktop por indução

O cooktop por indução é considerado a versão mais tecnológica e segura do aparelho. Isso porque, diferente do modelo elétrico, neste, o calor é gerado por ondas eletromagnéticas que só esquentam materiais compatíveis. Ou seja, o que tem campo magnético. Por isso, caso você coloque a mão na superfície, não irá se queimar. O aspecto negativo desses modelos é que eles exigem panelas específicas feitas de material compatível com o cooktop, o que agrega mais um custo inicial para o seu uso. 

3. Cooktop a gás

Por último mas não menos importante, para aqueles que desejam dar uma nova cara à cozinha sem muitas mudanças práticas no dia a dia, existe o cooktop a gás. Essa versão funciona da mesma forma que o fogão, conectado a uma mangueira de gás e à energia elétrica. O ponto negativo desses modelos é que, comparados aos anteriores, não possuem o design tão minimalista, isso porque apresentam acendedores e grade metálicas para apoiar as panelas.

Agora que você já conhece as características de cada um dos modelos, ficou mais fácil escolher, certo? Para mais dicas como essa, nos siga nas redes sociais!     

Caso esse post tenha sido útil para você, compartilhe com amigos e familiares. Se você gosta de decoração e se interessa por conteúdos como esse, acompanhe a Quality nas redes sociais!

Siga-nos nas nossas redes sociais

Não achou o que procurava

Deixe seu nome e e-mail e receba com antecedência lançamentos de imóveis exclusivos!