Você provavelmente já ouviu falar no estilo de decoração minimalista. Ao longo dos últimos anos, essa tendência que tem como premissa o “menos é mais” demonstrou que veio para ficar, mas uma nova aposta pode disputar o favoritismo daqueles que priorizam a simplicidade. Apelidado de “novo minimalismo”, o estilo Japandi está em alta na Europa e tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil. Para que você não fique de fora dessa tendência, reunimos em um post tudo sobre esse estilo.
O Japandi surge da combinação dos estilos arquitetônicos escandinavo e japonês. Embora soe estranho misturar culturas tão diferentes, esses estilos têm muito em comum. Isso porque a decoração japonesa é influenciada pelo conceito wabi-sabi, uma filosofia fundamentada na aceitação da inconstância, da imperfeição e da incompletude; enquanto a decoração escandinava baseia-se no conceito Hygge, que valoriza o aconchego e os prazeres simples da vida, como sentir-se confortável dentro de casa.
Dessa forma, o estilo Japandi propõe um novo olhar para a decoração, colocando em foco a importância que a moradia tem na qualidade de vida e priorizando conforto em vez de perfeição. Agora que você já conhece o conceito por trás do estilo, vamos às principais características desse estilo:
O estilo Japandi prioriza matérias-primas naturais como madeira, bambu, vime, cerâmica, pedras ou até mesmo elementos em metal.
Assim como na decoração escandinava, os tons suaves e sóbrios predominam na decoração, mas no Japandi essa paleta de cores é ampliada e tons escuros como ocre, azul, verde e cinza-acastanhado também ganham espaço.
Assim como na decoração escandinava, os tons suaves e sóbrios predominam na decoração, mas no Japandi essa paleta de cores é ampliada e tons escuros como ocre, azul, verde e cinza-acastanhado também ganham espaço.
No estilo Japandi, itens com valor afetivo, como peças artesanais e móveis antigos, herdados de familiares ou garimpados, são bem-vindos na decoração e irão colaborar para que o ambiente torne-se mais autêntico e acolhedor.
Tanto na decoração escandinava quanto na japonesa, as plantas se fazem presentes. No entanto, no estilo Japandi é comum dá-se preferência à folhagens e não por plantas que possuem flores.
anto na decoração escandinava quanto na japonesa, as plantas se fazem presentes. No entanto, no estilo Japandi é comum dá-se preferência à folhagens e não por plantas que possuem flores.
Caso esse post tenha sido útil para você, compartilhe com amigos e familiares. Se você gosta de decoração e se interessa por conteúdos como esse, acompanhe a Quality nas redes sociais!
Rua Lagoa do Irerê, 1041 – Itapebussu, Guarapari/ES – CEP 29.210-045
Deixe seu nome e e-mail e receba com antecedência lançamentos de imóveis exclusivos!