Sonhe . Invista . Viva

Victory 8B: um tesouro a 12 km da costa de Guarapari

Victory 8B: um tesouro a 12 km da costa de Guarapari


Foto: Andre Seale

Você sabia que o maior recife artificial da América Latina fica localizado a poucos quilômetros das praias mais populares de Guarapari? Há 20 anos, o Victory 8B repousa a 12 km da costa do município, entre 18 e 36 metros de profundidade. Conheça a história do navio que tornou-se um atrativo turístico para mergulhadores de diversos locais do mundo. 

Foto: Atlantes

Em agosto de 1997, o navio de bandeira grega Victory 8B foi apreendido no Espírito Santo a pedido do Banco Central da Grécia, devido a problemas com impostos e multas não pagas por atraso na entrega das cargas. A embarcação ficou impedida de deixar o porto de Vitória e, após permanecer um ano e meio a bordo do navio apreendido, já sem combustível, água potável ou comida, a tripulação de 22 romenos pediu extradição à Polícia Federal. O cargueiro de 4.148 toneladas deixado para trás permaneceu abandonado na baía de Vitória.

Algum tempo depois, a corrente da âncora se rompeu e o navio ficou à deriva. Aliado a isso, a falta de manutenção passou a comprometer a capacidade de flutuação da embarcação. Em 1999, ciente de que o naufrágio da embarcação produziria um desastre ecológico e o bloqueio na entrada do porto de Vitória a Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo (SEAMA-ES) incorporou o navio ao projeto “Recifes Artificiais Marinhos do ES” (RAM-ES). No final do mesmo ano, a pedido da SEAMA-ES, a Operadora Atlantes Guarapari, acompanhada por uma equipe técnica, iniciou uma série de pesquisas para determinar o local apropriado para a criação do recife.

Em fevereiro de 2002, foi assinado um Convênio de Assistência Técnica entre a Fundação Cleanup Day (FCD), o Governo do Estado do ES, a Marinha do Brasil, o IBAMA, e outras organizações públicas e privadas. A FCD seria responsável pela preparação e lançamento controlado do Victory 8B para criação de um RAM. A Direção de Hidrografia Naval (DHN) aceitou as coordenadas sugeridas pela equipe de biólogos e oceanógrafos, distante 12 km das principais praias de Guarapari. Depois de 500 dias de trabalho, o navio ficou pronto para o lançamento controlado e, finalmente, em 3 de julho de 2003, o Victory 8B foi transformado no maior Recife Artificial da América Latina.

A região é monitorada semanalmente por uma equipe de cientistas e, até hoje, não foi detectado nenhum impacto negativo no local do lançamento nem na região circundante. Na verdade, o aumento de biomassa no local e o impacto da atração no turismo local superaram as expectativas de todas as partes envolvidas na implantação do Victory 8B. 

Já conhecia a história do navio? Os interessados na experiência de mergulho podem entrar em contato com a empresa responsável através do número (27) 98852-0071 ou pelo e-mail atlantes@atlantes.com.br.

Fonte: Atlantes

Foto: Acqua Sub

Caso esse post tenha sido útil para você, compartilhe com amigos e familiares. Se você gosta de decoração e se interessa por conteúdos como esse, acompanhe a Quality nas redes sociais!

Siga-nos nas nossas redes sociais

Não achou o que procurava

Deixe seu nome e e-mail e receba com antecedência lançamentos de imóveis exclusivos!